Importantes projetos no Brasil de Energia Fotovoltaica têm fornecimento da voestalpine Meincol

O Brasil possui um histórico positivo em energias renováveis, as hidroelétricas, por exemplo, representam de 70 a 80% da energia elétrica produzida internamente e utilizada no país, segundo o Ministério das Minas e Energia (MME). Após os choques do petróleo de 1970, o Brasil passou a concentrar-se no desenvolvimento de fontes alternativas de energia - eólica e solar - e, no futuro, mais e mais forte isso será, em virtude dos impactos ambientais gerados pelas construções de hidroelétricas, tais como, inundações de grandes áreas, somado à dependência da água dos rios em níveis adequados nas represas para gerar energia e aos inúmeros protestos atuais de moradores desfavoráveis à usina de Belo Monte no Estado do Pará, por exemplo.

Um fator importante que conduz o Brasil naturalmente para a geração alternativa de energia solar são os altos índices de radiação solar, principalmente no nordeste do país, a qual é cerca de duas vezes mais forte que na Alemanha, por exemplo, aproximadamente 4.500-6.100Wh/m² dia. Em relação ao seu potencial, apesar dessa vantagem, o Brasil descuidou do tema energia solar no passado e somente após 2014 ela ganhou importância, por isso está, atualmente, sub representada na matriz energética do Brasil em 1% aproximadamente, o que significa que muito ainda pode ser feito a favor do crescimento desta alternativa.

Os leilões realizados pelo Governo para contratos de compra de energia (PPAs) estão entre os instrumentos mais importantes no mercado brasileiro de eletricidade. O objetivo dos chamados "leilões de energia de reserva" é, em primeiro lugar, aumentar a segurança do aprovisionamento na rede nacional de energia SIN (Sistema Integrado Nacional) e, em segundo lugar, promover a expansão das energias renováveis.

Em 2014, ocorreram 3 leilões com capacidade de um pouco mais que 3MW e em 2017 outro 600 MW aproximadamente foram leiloados.

Para atender este mercado tão promissor, a voestalpine Meincol se adaptou rapidamente às exigências dos clientes e vem conquistando uma participação significativa no fornecimento destes projetos, baseado em parcerias de longo prazo para o fornecimento de Tubos e Perfis Especiais para a estrutura dos painéis solares. Hoje, a voestalpine Meincol está preparada para atender os mais altos padrões de requisitos técnicos para continuar crescendo junto com Brasil neste caminho sem volta.