75 anos voestalpine Meincol

Um passo à frente, esse é o slogan do Grupo voestalpine e que se reflete, diariamente, na história da voestalpine Meincol. Inúmeras foram as mudanças que o Grupo implementou na antiga caxiense Meincol Distribuidora de Aço, após a sua aquisição em 2008. A cultura proativa do Grupo voestalpine, originário da cidade de Linz, Áustria, está identificada no desenvolvimento do portfólio de produtos, que evoluiu dos produtos padrão, para posteriormente produtos padrão com os processos agregados e, na sequência, a produção de tubos especiais.

A estratégia do Grupo voestalpine era implementar, na voestalpine Meincol, o mesmo modelo da voestalpine Krems, uma empresa especialista em tubos e perfis especiais de aço e com processos agregados. “A verdade é que não inventamos nada, fizemos aqui o que tínhamos feito 20 anos antes em Krems. E o resultado mostrou-se exitoso”, recorda Manfred Wuble, Diretor Comercial Financeiro.

Segundo o executivo, “A Meincol era uma boa empresa, mas tinha pouca organização. Melhoramos os processos e elevamos o patamar produtivo da fábrica ”.

Todo o trabalho realizado desde janeiro 2008, a partir da aquisição da Meincol, foi a busca permanente e contínua da satisfação do cliente, objetivo alinhado com os princípios da visão global da voestalpine. “Transformamos, sim, uma empresa familiar e distribuidora de aço, que fazia o mesmo que os demais concorrentes, em uma organização que propõe soluções e produtos especiais, que oferece o que o cliente precisa e demanda”, reforça Manfred Wuble. 

O diretor também destaca que, mesmo com os 7 anos de crise nos últimos 12, a empresa jamais parou de investir e sempre criou novas soluções. “Por isso, e por medidas acertadas de ajustes, sempre conseguimos ter resultados finais positivos, mesmo nos anos em que a economia praticamente parou”, observa.  

O foco dos investimentos sempre priorizou produtos de alto valor agregado, diversificação do mix e acréscimo de novos e inovadores equipamentos. O objetivo é oferecer não apenas um produto de qualidade, mas a solução pronta, desenvolvida em conjunto com o cliente. São soluções completas, transformando tubos e perfis em peças e componentes, constituindo-se em inovação tecnológica referência no país.

A busca permanente em fortalecer o relacionamento com o mercado torna a voestalpine Meincol uma marca inovadora, sempre à frente no desenvolvimento de soluções. Os mais recentes investimentos estão voltados para a contínua agregação de valor ao produto. Como decorrência, desde junho de 2020, oferece ao mercado conjuntos soldados de tubos e perfis para diferentes aplicações.

Isso demonstra que, mesmo num cenário de incertezas como o que estamos vivendo por conta da pandemia da Covid-19 em âmbito mundial, em que qualquer previsão de curto prazo se torna prematura, a voestalpine Meincol tem permanecido fiel a sua essência inquieta e ousada, adaptando-se às mudanças que o momento requer com confiança e responsabilidade, e mantém-se otimista para uma retomada significativa da economia para o próximo ano. Assim, essa grande empresa com 75 anos de trajetória, está preparada para acrescentar ainda muitos êxitos à sua história.