10 anos Grupo voestalpine + Meincol = voestalpine Meincol S.A

Um gigante, chamado voestalpine, escolhia cuidadosamente seus parceiros no mercado latino-americano em busca de uma empresa com o potencial certo para união abrangente e estratégica. A antiga Meincol Distribuidora de Aço, empresa brasileira e fabricante de tubos de aço com 63 anos de história, na época, foi a escolhida e a aquisição foi anunciada em novembro de 2007. Com a chamada “Subindo para novas alturas”, o Grupo voestalpine adquiriu a Meincol oficialmente em 15/01/2008.

Caxias do Sul, cidade natal da Meincol, não é somente a segunda maior cidade do Estado do Rio Grande do Sul, mas também o segundo maior pólo metal mecânico do Brasil e sua posição geográfica é estratégica para a América do Sul, sendo estes fatores relevantes considerados para aquisição. “A Meincol produz tubos de aço e perfis de alta qualidade em instalações de última geração e é considerada uma das empresas líderes do seu segmento no Brasil. A voestalpine encontrou na Meincol o parceiro ideal para ingressar no mercado da América do Sul e, assim, colocar mais um marco na sua posição de liderança”, afirmou Wolfgang Spreitzer, que era CEO da voestalpine Profilform GmbH e membro do Conselho de Administração da voestalpine AG na época.

voestalpine Meincol | Coirmã brasileira do Grupo voestalpine

 A incorporação da Meincol à Divisão permitiu a voestalpine ter acesso a novos mercados no Brasil e na América do Sul, com foco em clientes de alta exigência e também em seus parceiros globais presentes nestes mercados. Desde o início, a estratégia foi mudar o portfólio e transformar a voestalpine Meincol, de um distribuidor de aço, em um especialista no segmento de tubos e perfis, oferecendo também produtos com formatos especiais e processos agregados. O propósito era buscar clientes cada vez mais exigentes para estes produtos, além de desenvolver parcerias de longo prazo e proporcionar atendimento diferenciado. Consequência desta estratégia culminou na inauguração, em 2013, da mais moderna fábrica de tubos, perfis e peças tubulares do Brasil, focada 100% em produtos especiais de alta qualidade e de requisitos para os clientes mais criteriosos dos setores agrícola, automotivo leve e pesado, construção civil, fitness entre outros. Segundo o Senhor Antonio Carlo Cali, Diretor Industrial da voestalpine Meincol, “esse foi o passo decisivo para consolidação da estratégia da voestalpine no País, a qual segue investindo em novas máquinas e tecnologias para estar constantemente ‘um passo à frente’ em soluções para seus clientes.

O cenário atual comprova que a parceria deu certo

A Meincol está inserida e contribui para um Grupo com abrangência em mais de 50 países em todos os continentes, com presença em mais de 500 empresas e conta com mais de 50.000 mil funcionários em todo o mundo.

Atualmente, a voestalpine Meincol pertence à Divisão Metal Forming (resultado da fusão entre as Divisões Profilform e Automotive do Grupo voestalpine), a qual é o centro de competência da voestalpine para o processamento de aço. Para trazer mais competitividade aos clientes, a voestalpine vem agregando valor e inovações aos seus produtos, processos e serviços como por exemplo:

» A primeira máquina com tecnologia Direct Forming da América do Sul no Brasil. Direct Forming é uma tecnologia inovadora capaz de conformar tubos e perfis de aço em geometrias especiais in line, facilitando o processo de desenvolvimento de novos produtos, ampliando as suas aplicações e levando novas soluções aos clientes.

» Duas fábricas em Caxias do Sul que produzem Tubos e Perfis em formatos padrão e especial, bem como peças com processos agregados (através de operações de corte, tubelaser, laser 3D, dobra, calandra, furação, etc).

» Desenvolve novos produtos para nichos de mercado como os setores de viticultura (perfil valeno® - postes para viticultura) e painéis solares.

Segundo o Senhor Manfred Wuble, Diretor Administrativo e Comercial da voestalpine Meincol, o Grupo voestalpine transformou a Meincol em uma referência mundial no segmento do aço no Brasil e na América do Sul, agregou know-how, tecnologia e qualidade de ponta à companhia gaúcha.

PARABÉNS VOESTALPINE MEINCOL POR 10 ANOS DE VOESTALPINE!